quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ementa do almoço de Halloween - Sopa de tomate



Sopa de Tomate é tradição na família do meu marido.
A 1.ª viz que comi gostei bastante e este ano fiz pela 1.ª vez, com a minha sogra a explicar-me alguns detalhes.



Ingredientes (para 5 adultos, deu direito a repetir até a terrina ficar vazia)
1 kg de tomate chucha (tomate de cacho também é adequado)
2 colheres de Sopa de azeite (um azeite de boa qualidade)
2 cebolas médias
4 dentes de alho
3 colheres de sopa de Tomate em pedaços, da Heinz (este que já mostrei aqui)
1 pacote de açúcar
Sal: q.b.
Pimenta:q.b.
Hortelã
Oregãos
5 ovos

Tira-se a pele e as sementes dos tomates, reservam-se.
Numa panela coloca-se o azeite a aquecer e junta-se as cebolas em meia lua e os alhos fatiados gorsseiramente.
Deixa-se refugar muito bem mas sem queimar.

Junta-se o tomate limpo e os pedaços de tomate da Heinz, mais um ramo de hortelã e deixa-se cozinhar um pouco. Retira-se a hortelã e tritura-se tudo com a varinha mágica.

Adiciona-se o sal, pimenta, o açúcar e deixa-se cozer durante 10 min em lume brando.

Entretanto numa tigela coloca-se os ovos (sem a casca) e quando a sopa está a ferver juntam-se os ovos (sempre em lume brando) e deixa-se cozer os ovos.

Num terrina de servir, colocam-se algumas fatias de pão, há quem prefira colocar as fatias de pão diractamente no prato. O pão deve ser de véspera, neste caso não foi.

Quando os ovos estão cozidos colocamos a sopa na terrina e serve-se de imediato.


Nota: A sopa não leva água, mas se preferirem pode-se adicionar um bocadinho, para quem não goste tão consistente.


9 comentários:

  1. Apesar de eu não apreciar ( é que tenho trauma de infância com sopa e açorda de tomate e até hoje não consigo comer), está com um aspecto delicioso e o aroma da hortelã deve dar-lhe um toque especial aliado aos oregãos que a tornará agradável com toda a certeza.
    Um dia destes terei que vencer o meu trauma e voltar a experimentar ;)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  2. As tuas luminárias ficaram o máximo Raquel!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. á tanto tempo que não como.... era a minha avó que fazia... que saudades!! bjks

    ResponderEliminar
  4. Adoro sopa de tomate :-D
    Gostei muito dos copinhos com o nome e as aranhinhas, muito giro :-D

    ResponderEliminar
  5. Vim conhecer seu blog!
    Não conhecia sopa de tomates,legal a receita.

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs...
    Andréa....

    ResponderEliminar
  6. Estou te seguindo!
    Amei suas receitas!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderEliminar
  7. Romã,

    Experimenta novamente, pode ser que voltes a apreciar a sopa e açorda de tomate.
    Bjs

    Soraia,
    Obrigada, foi a 1.ª experiência do género.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Delícias da Andréa,

    Obrigada, também já me tornei seguidora do seu.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...