quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Orquídeas - Adubo



Tenho falado no chat do GMail com algumas meninas à cerca de Orquídeas e sobre os posts onde por vezes mostro as minhas flores.

Questionaram-me se eu colocava os adubos líquidos. A resposta é não e vou mostrar aqui o adubo orgânico que coloco nas Orquídeas.

É um adubo especialmente indicado para Orquídeas e Bonsais, é seco e rijo, vai-se dissolvendo na terra conforme vamos regando. Por cada vaso coloco 4 pedrinhas destas:



Este adubo comprei no Bonsai Centro, que fica em Sintra. Mas acredito que a maioria das Estufas até tenha à venda, sinceramente nunca procurei.



Acho que as Orqídeas são flores que precisam de poucos cuidados, antigamente eu andava sempre de volta das minhas, regava daqui e dali e quando dava por elas estavam podres. É mais fácil uma Orquídea morrer por excesso de água do que por falta dela.




Estas fotos mostram as que eu tinha na outra casa, morreram todas porque apodreciam. No Inverno não é mesmo necessário regar.


Mas temos que ir aprendendo e ter em conta o local onde estão e o teipo de ambiente.




19 comentários:

  1. Rachel as tuas orquídeas são lindas lindas!! Uauu...
    Eu nunca tive nenhuma porque tenho algum receio, sempre ouvi dizer que são muito sensíveis e que exigem cuidados especiais e acabei por desinteressar-me, é que sou "um pouco" esquecida com as plantinhas lol...mas amiga, se tu dizes que não, eu acho que vou pensar seriamente em adquirir algumas! :)
    Obrigada pela valiosa dica!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. As orquídeas cá em casa só se dão bem na lavandaria. Já experimentei tê-las na sala ou na cozinha mas começam logo as flores a cair, tenho que as levar sempre para a lavandaria e aí dão-se muito bem. Também já aprendi que as regas em exagero estragam mais as flores do que a falta de água!!!!! As minhas flores morriam imenso pelo excesso de água que eu lhes colocava, agora só rego quando começam as folhas a querer murchar e resulta bem.

    ResponderEliminar
  3. As tuas orquideas são lindas. De vez em quando compro mas morrem sempre...e depois fico muito triste. Acho que o inverno aqui é muito húmido e frio e elas não se dão bem.


    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Bem Rachel que lindas até dá gosto olhar:)Nota-se que são tratadas com carinho:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Luisa: Na minha casa o melhor sítio é a cozinha, ou uma varanda de um dos quartos, ou seja o que for virado para Este.

    É uma flor que não necessita de cuidados de maior, aliás a minha sogra diz que eles gostam é de desprezo!

    Nárwen: Elas gostam de sítios húmidos, mas que também tenham um pouco de sol, de preferência o sol da manhã. A zona onde moro é perto do mar e é bastante húmida. O que faz com que no Inverno eu não as regue.

    Obrigada pelos comentários.

    ResponderEliminar
  6. Rachel, o leite acrescentei quando juntei a folhas de gelatina, por lapso esqueci-me de transcrever esse passo, eu segui todos os passos da receita, não ei se sem o leite a texturada será a mesma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo esclarecimento. Sendo assim vou seguir as tuas dicas e comprar uma nova orquídea.
    Obrigada novamente.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Espectacular, Raquel! Não sabia que nem se regava no Inverno! Tenho de comprar, porque só tive duas e morreram, então desisti. É curioso que a minha sogra diz que eu tenho "mão" para as plantas, pq tenho a varanda e a sala cheia delas, enquanto ela não e, contudo, a orquídea que lhe dei lá se mantém há anos. Deve ser mesmo o tal desprezo!!!

    ResponderEliminar
  9. e ficam lindas amiga..muito lindas mesmo...bjokinhass

    ResponderEliminar
  10. Nunca tive sorte com as orquídeas mas algumas duraram-me muito tempo. Agora tenho outras coisinhas mas aprendemos mesmo com o tempo :)

    ResponderEliminar
  11. LINDAS, TENHO UMA QUE ME OFERECEU O MEU FILHO NO DIA DA MÂE.
    TENHO-A NA SALA POR CAUSA DO GATO ELE ADORA ROER AS FOLHAS.
    GOSTEI DAS DICAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Que lindas Raquel, também já as tive e morreram todas, agora tenho receio de as comprar é dinheiro deitado à rua, ´com as tuas dicas talvez volte a tentar, gosto tanto!
    Obrigada, um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. OLÁ RACHEL!
    QUE LINDAS! NUNCA DE SORTE COM ORQUÍDEAS JÁ TIVE DUAS E MORRERAM, ÓTIMAS DICAS!

    BEIJOS.....

    ResponderEliminar
  14. Não tenho muita sorte com as minhas, a última que me ofereceram ainda durou uns meses mas acaba por morrer. Tens imensa sorte em tê-las e estão lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Há pouco tempo ofereceram-me uma orquídea híbrida que é das mais resistentes. Aprendi entretanto que elas não gostam de terra, como estão habituadas a viver nas raízes das árvores, preferem serem plantadas em vasos que levem casca de árvore e detestam vasos muito grandes, preferem viver apertadinhas em vasos pequenos.
    Aconselham a plantá-las em vasos transparentes para ser mais fácil verificar se as raízes estão ou não húmidas e também gostam de estar com alguma luz pelos menos 7 a 9 horas diárias. O sol da manhã é o mais adequado para elas ficarem felizes.
    Todas estas informações tirei da net há umas 2 semanas quando me ofereceram a híbrida que mencionei acima. Espero que a informação seja de utilidade a alguém :-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. ROMY:
    Existem várias híbridas, eu tenho algumas como a Miltoniopsis e a Oncidium Sherry baby. O que tu dizes aplica-se quase a todas as Orquídeas, é importante que as raízes delas não estejam atrofiadas de terra e consigam respirar. Eu só mudo as minhas para vasos maiores quando as raízes começam a crescer por fora do vaso.
    É muito boa a informação que deixas aqui. Obrigada.

    ResponderEliminar
  17. sobre os vasos transparentes, pois quando as compro todas elas vêm nestes vasos, mas são tão pequeninos que eu tiro-as para colocar noutros um pouquito maiores, mas não transparentes, porque não os vejo á venda, costumam encontrá-los?em que lojas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia!
      Eu encontro os vasos transparentes nas estufas. Se tiver alguma perto de si tente ver se eles têm.
      Espero ter ajudado.
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...