quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bolo de Laranja inteira, com cardamomo



Sou mesmo gulosa!
Nem depois de todos os doces de Natal e Ano Novo eu desisto de ter um bolo em casa. Faz-me falta! Aprecio muito depois do jantar acompanhar o café com uma fatia de bolo, no sossego (às vezes impossivel!) da minha cozinha, é o meu momento Zen  :-)

Quase todos conhecem a receita do bolo da laranja inteira, antes de ter Bimby fazia na liquidificadora (também tenho a receita aqui). Desta vez juntei o cardamomo, resultou muito bem pois intensifica o sabor da laranja. Sendo o copo da Bimby maior dobrei um pouco a receita!


É preciso:
  • 1 laranja + o sumo de outra laranja
  • 2 chávenas açúcar (só coloco 1)
  • 2 chávenas farinha para bolos (usei a Super fina da Nacional)
  • 4 ovos
  • 1 chávena óleo
  • 2 colheres chá fermento em pó
  • 1 colher chá de cardamomo em pó
   
Preparação:
Depois de lavadas as laranjas, reservamos o sumo de 1 laranja e a outra cortamos em quartos e retiramos caroços e os veios brancos do meio.
Ligar o forno a 180º.
Colocamos os pedaços da laranja no copo da bimby tritura-se 10 seg na Vel 9.
Coloca-se a borboleta no copo, adiciona-se o açúcar e os ovos e bate-se 5 min. Vel 6.
Adicionar o óleo e envolver bem10 seg. Vel3 
No final juntamos a farinha, o fermento, o cardamomo e misturamos 10 seg. Vel 3, se for necessário prolonga-se o tempo, de modo a que a massa fique homogénea.
misturar mais algum tempo  

Coloca-se a massa numa forma de chaminé, untada e polvilhada de farinha. Vai ao forno durante 30 min. se for ventilado e cerca de 45 min, para fornos sem ventoínha.
  

O bolo tem um sabor forte e uma textura pesada, não é fôfo!


(post agendado)

20 comentários:

  1. Que bolo tão bom!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, também gosto muito! Hoje devo fazer um, mas para oferecer ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolão e decerteza que sabe bem com o cafézinho!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo...
    Ficou um bolo lindo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto delicioso, mesmo húmido e fofo como eu gosto!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ficou mesmo um bolo delicioso! também gosto muito de usar caramomo para aquele gostinho diferente e refrescante!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá Rachel, estes bolos de laranja são uma maravilha, ai se o apanhasse agora :)
    ficou muito bonito!
    Beijinho, bom ano.

    ResponderEliminar
  8. Esta bom assim, húmido, como eu gosto.
    Beijinhos

    Mariana

    gostopelossabores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Adoro esses bolos com a laranja inteira.
    O teu ficou com um interior delicioso.
    Como eu adoraria apanhar uma fatia....daquelas xxl.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Obrigada pela visita.
      Não conhecia o teu blog e já estou fã!

      Eliminar
  11. Sabe sempre bem, seja em que altura for :)
    Confesso-me também muito gulosa lol
    Adoro esse tipo de bolo :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Bem que me sabia agora uma fatia para o lanche!
    Adoro bolos de citrinos!
    Feliz Ano Novo, que 2013 venha cheio de coisas boas!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...