segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolo de limão com sementes de papoila - Julie Deffense


O original chama-se "Bolo de limão com mirtilos e sementes de papoila", à falta de mirtilos fiz o bolo na mesma! Vem do livro "Os bolos da Julie" que a minha mão me ofereceu pelo Natal, este bolo está na secção da Primavera mas eu fi-lo no Inverno e que bem nos soube!! É óptimo, tem uma textura muito fofinha, parece espuma e claro o sabor do limão!!


Diz a Julie que para 14 pessoas é preciso:

220gr farinha
2 c. chá de fermento
1/2 c. chá de sal
500gr iogurte grego natural (4 embalagens)
195gr açúcar
3 ovos grandes
raspa de 2 limões
1/4 c. chá de extrato de baunilha
1/4 c. chá de extrato de limão

120ml de óleo vegetal
2 c. sopa de sementes de papoila

Sumo de 2 limões
50gr. açúcar
125gr de mirtilos ou framboesas, reserve alguns para decorar (não usei)


 

Na foto está a Bimby, mas não foi utilizada. o bolo faz-se todo à mão, é só misturar!! Ora vejam:

Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de pão de ló de 20x12x5.

Peneire a farinha o fermento e o sal.

 

Numa outra taça misture o iogurte, o açúcar, os ovos, a raspa de limão e os extratos.

Misture lentamente os ingredientes secos com os húmidos.

 


Com uma espátula, envolva o óleo e as sementes de papoila na massa, depois os mirtilos.
Deite a massa na forma.


Leve ao forno por 50min. até o teste do palito sair seco.

Quando o bolo está cozido, deixe-o arrefecer na forma por 10 min. !!!

Num recipiente, aqueça o sumo dos limões e as 50gr de açúcar, até ficar uma mistura clara.

Desenforme o bolo, coloque numa grelha com um prato por baixo. Ainda com o bolo quente, deite a calda por cima.

Deixe arrefecer completamente e polvilhe com açúcar em pó e decore com os mirtilos.












21 comentários:

  1. Adoro bolos com sementes de papoila e esse ficou lindo .
    O interior esta mesmo ao meu gosto,adorei.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro o charme que as sementes de papoila conferem a tudo onde as tenho utilizado.

      Eliminar
  2. Também tenho esse livro e tem receitas magníficas!
    O bolo ficou com um ar super molhado, parece de comer e chorar por mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O interior está como eu gosto parece queijada... já o sabor a limão... que tentação! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kika, parece queijada sim, mas não é compacto como a queijada, fica muito fôfo.

      Eliminar
  4. Hummm, que textura maravilhosa, quem pode resistir?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolo de limão com sementes de papiola. Também tenho um no meu blog mas é feito com amendoa moída. O teu está muito apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fica tão lindo e fofo com essas sementes!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. o bolo ficou lindo e com uma textura fantástica!! Também tenho o livro, mas ainda experimentei este bolo! Fiquei tentada a fazê-lo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Deve ser mesmo otimo e fofinho :)
    Adorei a textura :D

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  9. No Natal estive com esse livro na mão e pensei mesmo em comprá-lo! Estou a ver que devia mesmo tê-lo feito, porque esse bolinho ficou com um aspecto verdadeiramente divinal! :D

    Beijinhos e boa semana!

    Não te esqueças de espreitar o meu desafio aqui:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,

      Sabes que eu também andei a espreitar as receitas quando ía ao supermercado. Acabei por não o trazer, porque tem alguns bolos com pasta de açúcar, que eu não utilizo. E achei que não ía valer a pena.
      Ainda bem, porque ganhei-o no Natal :-)

      Eliminar
  10. O bolo tem um aspecto bem húmido e apetitoso, que maravilha!

    ResponderEliminar
  11. Com este aspecto deslumbrante duvido que dê para 14 pessoas!

    ResponderEliminar
  12. Bom Dia, Já fiz este bolo e de facto é divinal, o problema é que quando coloquei a caldo por cima, em vez de fofo ficou tipo "enqueijado", será que a calda estava quente de mais? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A calda eu coloco morna com o bolo ainda quente. Mas também pode não usar a calda, é bom na mesma. Importante é não desenformar antes dos 10 min.
      Espero ter ajudado.
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...