quarta-feira, 16 de junho de 2010

Salada Ribatejana e uma visita especial!



Este fim-de-semana "tomei conta" da minha avó.
A cabeça dela está super cansada, não tem alzheimer, mas é quase parecido. Esquece muito coisa recente, como uma conversa de à 5 min atrás, mas o passado e a familia conhece bem. Embora não possa estar sozinha, ajuda muito em casa.


Mas o que interessa para este post, é que a minha avó é uma Ribatejana de gema, vê-se logo pelo lencinho na cabeça, andar sem ele seria como andar núa. Aprendi muito com ela e no fim-de-semana que ela cá esteve fizémos carapaus assados e uma salada de alface, tomate e pimento, bem à moda do ribatejo, em que o tomate faz um sumo maravilhoso à salada.

O pimento é normalmente indegesto, mas o truque da minha avó é lavá-lo com vinagre, depois de assado.

Então fez-se assim:

Assa-se o pimento na brasa e quando está pronto coloca-se num saco de plástico e fecha-se.


A transpiração do pimento, vai tornar a tarefa de limpar a pele muito mais fácil.

Uns 3 minutos depois, coloca-se o pimento num recipente, lava-se com o vinagre e retira-se a pele.



Depois é só desfiar o pimernto ou cortar a gosto.
Normalmente utilizamos na salada de tomate e alface, mas só com pepino também fica bom, ou assim mesmo simples com alho e azeite.

10 comentários:

  1. Adoro pimento assado mas por acaso nunca ponho em vinagre :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada á avó pela dica do vinagre...
    A minha avó também usava o lenço, agora fizeste me recordar dela,,, Era uma querida que eu adoravaaaaaaa e ainda adoro, embora já tenha partido....
    Jinhos fofos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia essas dicas. Isso da memória fraca, conheço eu muito bem.. infelizmente!!

    ResponderEliminar
  4. Tão bom o "miminho" da avó.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que post tão bonito, obrigada pela dica, beijinhos às duas

    ResponderEliminar
  6. Não sabia o truque do vinagre. Fixe :)

    ResponderEliminar
  7. Mimo da avó e dicas boas.
    Já não tenho as minhas....
    bjsss

    ResponderEliminar
  8. Estamos sempre a aprender! Essa do saco e do vinagre nao conhecia!!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  9. A técnica do saco também usada por cá, e funciona sempre!! A parte do vinagre não conhecia mas como não sou grande fã de vinagre acho que dispenso!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...