quarta-feira, 27 de maio de 2015

Francesinhas do Chefe



Gosto muito de Francesinhas! Em certos Restaurantes fazem-nas super picantes, mesmo de fazer chorar e desta forma não me sabem bem, porque não consigo ter o paladar dos restantes ingredientes.
As Francesinhas fazem-me sempre lembrar antigos almoços de equipa, no C.C. Vasco da Gama ou na Gare do Oriente! Esta última é onde há as super picantes, cuidado :-)

A Teleculinária da semana de 18 de Maio, tem uma rceita de Francesinha e quando a vi fiquei logo com vontade de ír fazer umas para o jantar. Assim foi!


Ingredientes (para 2):

8 fatias de pão de forma, fatias grossas (eu não tinha e usei pão saloio)
4 bifes de vitela (pequenos e muito fininhos)
4 salsichas
4 fatias de fiambre
400 gr de linguiça (não utilizei)
200 gr de queijo mozzarella em fatias
sal e pimenta q.b.
2 ovos

Para o molho:
1 cebola cortada em pedaços
2 dentes de alho cortados
1 lata grande de tomate pelado (eu usei lata pequena)
1 caldo de carne
1 cerveja
0,5 dl de vinho do Porto
1 colher de chá, de farinha maisena
sal q.b.
piri-piri q.b.
azeite q.b.

Usei o Piri-Piri da Sabor Bio, apenas 1 colher de café, mal cheia


Preparação:

Para o molho, colocamos o azeite num tacho, com a cebola, os alhos, o tomate, a cerveja, o vinho do Parto, o caldo e os temperos. Mexer para envolver e deixar ferver bem. Juntar a farinha e triturar. Ao estar o molho bem apurado retira-se do lume e reserva-se.

Os bifes são temperados com sal e pimenta, as salsichas são cortadas ao meio.

Grelhar os bifes e as salsichas, torrar o pão (não o fiz).
Num prato que possa ir ao forno, coloca-se 1 fatia de pão, 2 bifes e 4 metades de salsicha, bem como o fiambre. Por cima colocamos a outra fatia de pão e cobrimos com o queijo.
Vai ao forno, a 180ºC, até que o queijo fique derretido. Entretanto, estrelam-se os ovos.
Após retirar do forno, regar com o molho e servir com o ovo por cima.

 Na revista da Teleculinária, sugerem acompanhar com batata frita, eu não fiz porque sei que já ficamos bastante satisfeitos só com a Francesinha.



20 comentários:

  1. adoro francesinhas, e sempre com ovo :D , ficou com ótimo aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. A tua francesinha tem muito bom aspeto! E a gema do ovo parece estar molinha, sabe tão bem rasgá-la e vê-la escorrer pela francesinha abaixo! Adoro!

    ResponderEliminar
  3. Adoro!! Nunca experimentei fazer em casa. Qualquer dia é o dia :D

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de francesinhas! Esta está com excelente aspecto, deve estar deliciosa!
    Beijinhos*
    Petiscana

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante e de vez em quando lá vou eu às francesinhas, mas feitas em casa são muito melhores, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel!
    Eu nunca fiz em casa, ótima pedida para o meu jantar, amei!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  7. Engraçado... Depois de ler o post achei que por momentos de conhecia na vida real... almoços de grupo no CC Vasco da Gama ou na Gare do Oriente... mesmo conhecendo o teu rosto tive aqui um... "Deja vous"... hehehe.
    Quanto a francesinha... desaparecia num instante cá em casa. Ficou mesmo ao nosso gosto. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Raquel!
    Nunca experimentei, seria uma versão da bruschetta? Olha, pelos ingredientes e pela foto, tenho certeza de que iria me esbaldar com elas! rsrs
    Beijos e uma boa noite pra ti! =)

    ResponderEliminar
  9. ai q deliciiia, amei.
    imagino como ficou bom.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. que bela francesinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Só comi uma vez no ano passado mas aquilo tinha tanto molho, tanto pão, tanta carne... olha realmente não gostei muito, não que estivesse mal mas enchia muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nos Restaurantes fazem quantidades quase industriais :-)
      Em casa podemos diminuir nos ingredientes.

      Eliminar
  12. Não são a minha comida preferida e nunca provei nenhuma num restaurante (só feita por mim), mas essa está mesmo apetitosa :)

    ResponderEliminar
  13. Ai que bom, já estou com água na boca!!!
    Beijinhos, uma óptima semana :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...