quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Empadão de arroz e galinha e um pouco da minha família


 (Eu a a minha avó Suzete, aqui ainda eu pesava 74kg!)

Falo muitas vezes aqui no blog sob a minha família e como influenciam o meu gosto pela cozinha.
Os meus avós maternos, que foi com quem tive mais convivência, marcaram-me profundamente, por tudo o que conseguiram com o esforço do seu trabalho, pelo amor que sempre tiveram por mim e pela minha mãe, pelas histórias fantásticas que eu ouvia antes de deitar, por todas as férias de Verão que eu tive, que eram sempre inesquecíveis e claro, por todos os petiscos que a minha avó me fazia pois satisfazia sempre os desejos que eu tinha. Nada melhor que acordar cedo com o cheirinho do pão acabado de sair do forno e um café de cafeteira para acompanhar.

Acho que todos devíamos de ter a experiência de viver no campo, de saber como se faz uma vindima, aprender a plantar batatas, dar de comer aos animais e ter o privilégio de comer aquilo que a terra nos dá. A minha mãe viveu muito tempo na cidade e à poucos anos regressou ao campo e hoje mais do que nunca eu aproveito tudo o que posso aprender com ela.

Cerejas que os pássaros permitiram que nós comêssemos, vá lá vá la, pois no ano passado nem as vimos!


Os bichinhos que a Sara se intertem a trazer para dentro de casa. Depois fecha-os numa caixa e dá-lhes comer!


O Romeu, um gato que escolheu viver lá em casa.



Os patos que devem ter pensado o que estaria eu ali a fazer que fui incomodar antes da banhoca.



Chilas aos molhos, estas ainda são do ano passado. Eu trago sempre para "enfeitar" a minha porta de entrada. Dá um doce bem bom!


O Ibisco



Agora passemos ao Empadão de arroz e galinha.
A Galinha vem da minha mãe, já arranjadinha e cortada em metade.
Regra geral utilizo sempre a água da cozedura para fazer uma canja, pois a Sara adora!

Esta receita levou:

1/2 galinha
arroz branco cozido (sobras)
1 cebola
2 dentes de alho
chouriço

A galinha é cozida na panela de pressão por 35 min. juntamente com 1 cebola descascada e os 2 dentes de alho descascados.
 

Numa travessa coloca-se  um base de arroz cozido, a galinha desfiada e por cima mais arroz.
Quem gostar pode pincelar por cima com um ovo batido, eu coloquei só as rodelas de chouriço.





Fica igualmente bom se for feito com pato.
Como sobra muita galinha, pode-se juntar à canja ou congelar para utilizar mais tarde.


6 comentários:

  1. Gostei imenso do aspecto, fazia sucesso cá em casa!

    ResponderEliminar
  2. Que coisa linda, me emocionou esse seu texto!

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ter boas recordações, felizmente também as tenho!
    E arroz já se comi, vinha em boa hora!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Ainda há dias regressei de umas mini ferias no campo, já tinha saudades de ir á arvore apanhar a fruta, da calma com que se vive no campo! de tudo! e não podia deixar de falar que esse arrozinho feito com a galinha fica sempre muito bom! bjks

    ResponderEliminar
  5. Bonita família que deves ter! :)
    O arroz está demais...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá, Rachel,

    Como tens passado? Espero que muito bem, com os teus filhotes e o restante da família.
    Eu também acho que todos deveriam ter uma experência de vida no campo, para fixar bem na mente a origem do que come e o trabalho que a produção desses alimentos dá. A tua família deve ser unida e amorosa e o empadão de arroz ficou muito tentador!

    Beijo e boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...