segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Diferentes tipos de Hortelã, Menta, Pimenta

(Menta)

 Antes de mais quero salientar que não sou especialista em ervas aromáticas, o que sei é conhecimento que é passado pela família, onde obtenho as minhas ervas aromáticas, são poucas as espécies que podemos encontrar à venda em estufas, e zonas comerciais.
Existem inúmeras espécies de hortelãs que vão sendo cruzadas com outras espécies vegetais, e tenho apenas estas 3 mas existem muito mais e com diferentes aspectos, cheiro e paladar.

Nunca planto a hortelã, a menta e a hortelã pimenta em zonas que tenham outras plantas. Coloca-as sempre em vasos separados. Pois aconteceu-me já ter colocado a hortelã no chão junto com outros produtos e quando dei por ela as guias da hortelã chegavam à outra extremidade do canteiro. É verdade que ficam muito mais bonitas, mas eu não tenho espaço para tanto e assim opto por colocar em vasos.
 

 (Menta)

  A Menta e a Hortelã Pimenta são talvez as mais idênticas, embora a Hortelã-Pimenta que eu tenho seja de folha mais bicuda, existem outras mais arredondadas.
Utilizo muito para chá, salada de frutas, sangrias e compotas.

 (Hortelã-pimenta)


 A Hortelã é para mim inconfundível, a folha é muito mais larga e o cheiro não me engana, faz-me logo lembrar a canja da minha avó, que nunca lhe faltou um pé de hortelã.

(Hortelã)

5 comentários:

  1. Numa açorda de batata e carne ui tao boa,...


    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  2. é complicado entender as diferenças, algumas sao bem semelhantes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. essa n é hortelã pimenta, essa é mentha arvensis...

    ResponderEliminar
  4. Bos, gostaria de saber qual a espécie de hortelã pimenta, aqui representada na terceira foto e que têm como título, hortelã pimenta.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...