segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Natal de 2009


Este ano a noite da consoada foi na nossa casa. Não deu para grandes preparativos, pois o temporal do Oeste deixou-nos sem água e luz. A sorte foi que no dia 24 já havia luz e a água corria pouquinho mas deu para o essencial, o pior foi mesmo lavar a loiça toda à mão, mas com a ajuda da sogra e da minha mãe tudo ficou arrumadinho.

Gosto muito do Natal e gosto muito de poder receber a família cá em casa o que não é novidade mas é sempre especial por ser Natal.

Nos tempos de solteira o Natal era passado no Ribatejo, as prendas abertas só no dia 25 junto à enorme lareira da casa dos meus. Era muito especial e foi assim durante 25 anos.
Depois de ter a minha casinha adoptámos também a tradição da família do meu marido, ou seja, as prendas são abertas à meia-noite.

O jantar teve como ementa o belo do Bacalhau com couves e um Bacalhau com Natas "diferente" que irei colocar num outro post. Ah, também fiz um creme de Couve Flor, não tenho foto mas retirei do livro de receitas do Pingo Doce - Receitas Mediterrânicas.

Fiz uns camarões cozidos, que foram a tentação do meu gato. Tanta volta deu à cozinha, que quando os coloquei à janela para arrefecerem, o malandro deu a volta a ver se roubava algum.


A mesa foi posta com a toalha do Natal bordada pela minha sogra, e o serviço de loiça que era da minha mãe ... e eu a modos que o arrebatei para mim. O centro de Natal que está na foto fopi feito pela minha sogra.
Entretanto fiz umas farófias, que também posso colocar num post mais tarde, e fui preparando o resto das coisas.

Mais tarde chegou a família e jantámos ao calor da lareira, entretanto chegaram os primos para passar a meia-noite connosco. Até à hora de abrir as prendas tivémos que passar o tempo, jogar, brincar, enfim... passou rápido!

Que para o ano estejamos cá todos para mais um Natal, cheios de saúde acima de tudo.

3 comentários:

  1. Estou a ver que mesmo faltando água e luz, a diversão marcou uma valente presença nesta quadra! Em família, é assim mesmo que se quer o Natal!
    Continuação de Boas Festas!
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Tens como título Natal 2010... estás já um ano adiantada!!!!
    Este Natal ainda pertence a 2009.

    E o teu foi passado da melhor forma!
    Ter a família reunida e com saúde é o melhor que pudemos ter!

    Continuação de Boas Festas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...