sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Orquídeas - Quando regar?



Quando mostro as minhas orquídeas aqui no blog, recebo de seguida muitos mails a pedirem-me dicas para ter orquídeas saudáveis.
Tento ajudar, pois não sou especialista na matéria! Apenas partilho as minhas experiências, pois também eu no início tive muitas orquídeas que não resistiram.

A dica de hoje, vem na sequência de algumas dúvidas que me colocam sobre a rega desta flor.
Antes de mais convém dizer que uma orquídea deve ter um vaso transparente, é a forma de a ajudar-mos a expandir-se pois as suas raízes procuram sempre a luz. A que mostro na foto é uma Phalaenopsis, é resistente e perfeita para termos em casa.

Se as raízes da Phalaenopsis se apresentarem verdes e gordinhas, está muito saudável e não necessitamos de regar todos os dias. As raízes que estão por fora do vaso podem estar acinzentadas o que não é mau sinal. Desde que não fiquem com um aspecto enrugado e quebradiças está tudo bem.

Regra geral, como já indiquei várias vezes, é mais fácil a flor morrer por excesso de água, do que pela falta desta.
Portanto no Inverno eu só rego um pouco 1x por mês, isto porque apanham muito sol (estão na janela) e costumo ter o aquecimento ligado também na cozinha. Mas observo sempre se é mesmo necessário regar!! Não deixar água no prato ou no vaso onde a orquídea esteja, faz com que apodreça.
No Verão 1x por semana ou semana sim semana não. Às vezes esqueço-me e elas não reclamam :-)

Neste altura do ano, já só tenho uma Phalaenopsis em flor, todas as outras já deram flor e estão na fase de repouso, como a da foto acima que está neste momento debaixo do telheiro. Assim que os dias começarem a arrefecer mais vou colocá-las dentro de casa, na minha cozinha, que é o local da casa mais apropriado para elas.

 Mostrei aqui um livro que tenho sobre Orquídeas, que me tem sido muito útil. Por vezes as indicações que vêm com a flor não são as mais adequadas tendo em conta o nosso clima!!

Espero ter ajudado, qualquer questão já sabem que podem perguntar. Agora até podem usar a página do Facebook :-)

4 comentários:

  1. super as tuas dicas pois sou fantenho duas uma deu este ano flor a outra ainda nao adorei bjs bfs

    ResponderEliminar
  2. Raquel,
    é muito bom essa partilha, obrigada pelas dicas!

    Bjs, bom fds ♥

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive orquídeas Raquel, são flores belíssimas!! Se por acaso um dia eu adquirir orquídeas, já sei que posso tirar as dúvidas contigo, obrigada por compartilhar as dicas!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro flores e Orquideas em particular. Tenho duas no jardim que não se decidem... ainda não percebi se gostaram da mudança para minha casa ou não. Ver este teu post dá-me vontade de voltar a comprar uma orquídea...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...