quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tofu com Couscous e Legumes chineses . Alho e Jindungo da Espiga




Mais uma experiência com um resultado feliz!

Provavelmente também vos acontece chegarem a casa fazerem o jantar que estava destinado mas no fundo apetecer-vos algo completamente diferente! Fiz o jantar para os miúdos e para o meu marido mas para mim fiz Couscous, Tofu e mistura de legumes chineses, mais uma vez com um toque do Alho e Jindungo da Espiga. Ficou super saborosa esta minha refeição e o marido acabou por também comer!



Ingredientes:

2 chávenas chá de couscous
1 quadrado de tofu (a embalagem traz 2)
mistura de legumes chineses (congelado)
1 colher chá açafrão em pó
1 dente alho
azeite q.b.
sal q.b.


O tofu é desfeito com um garfo e temperado com 1/2 limão, como já mostrei aqui. Reserva-se.
Numa cafeteira colocamos água, cerca de 2 chávenas + 1/2. Um fio de azeite, sal e deixamos aquecer bem.


Num recpiente colocamos o couscous e um pouco do tempero da Espiga, como é picante coloca-se a gosto.


Quando a água estiver bem quente, colocamos por cima do couscous, até cobrir. Se for demasiada água o couscous vai sempre absorver e vai ficar muito mole, eu pessoalmente não gosto.
Tapamos e deixamos que a água absorva. Cerca de 4 min.



Num wok colocamos um pouco de azeite e picamos o alho. Juntamos o tofu e vamos mexendo enquanto cozinha. Juntamos a mistura chinesa e colocamos o açafrão em pó. Envolvemos bem para deixar a mistura homgénea e para que o açafrão liberte a cor e o aroma.


Juntamos entretanto o couscous, deixamos tomar gosto e servimos.
Toda a mistura deve ficar com uma consistência solta, não deve ficar "paposa" e pesada.
Sirvam e bom apetite!



35 comentários:

  1. Ficou com um aspecto delicioso, Raquel! Ficou uma refeição fantástica!
    Às vezes apetece mesmo fazer outra coisa diferente daquilo que tínhamos planeado!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi cuscus mas acho mesmo parecido com o bulgur.
    Ficou bem ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que tentação...deve ser uma delicia! Esta cheio de coisas boas esse cuscus.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela visita ao meu blog.....nunca comi cuscus.....
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desta sugestão, vou experimentar!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspeto delicioso,embora nunca tenha provado.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Raquel, vim retribuir sua visita ao meu blog e conhecer o seu, andei dando uma passeada pela sua cozinha e encontrei muitas delicias, por falar em cozinha, gostei muito da sua, espaçosa e bonita. Aproveito para parabenizar sua pequenina Sara pelo seu aniversário. Linda sua menina. Que Deus a abençoe. Acredita que nunca comi couscous, parece delicioso e suculento. Gostei. Voltarei mais vezes. Obrigada por sua visita e seja sempre bem vinda ao meu bloguito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou com optimo aspecto, é sempre bom planear mas de vez em quando deixar ao improviso

    ResponderEliminar
  9. Realmente ficou com um aspecto delicioso ;) Adoro legumes chineses, ficam bem com tudo :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  10. E lá fizeste um pratinho que te encheu as medidas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Que boa e saudável sugestão, Raquel.
    Ainda não provei cuscus nem tofu, mas pelo aspecto este prato deve ser bem saboroso.
    Adoro legumes chineses.
    Pode ser que me atreva qualquer dia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como fazer 1x e saber se vai gostar. O tofu convém ser bem temperado.
      Beijinho

      Eliminar
  12. Delicioso aspecto este tofu, gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Adorei essa tua receita... bastante original :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Delicia de prato. gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Raquel,

    Neste seu prato só entrou ingredientes delicioso, sou fã de todos eles e,
    naturalmente, do prato resultante, rsrs.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  16. Raquel... este teu çprato tem tudo o que eu adoro... pohhh fiquei aqui a babar que delicia ... nham nham... adorava que fosse o meu jantar!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Uma mistura bem exótica, a mim ás vezes chateia-me comer sempre o mesmo, mas falta-me inspiração para mudar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alcina, acontece faltar a inspiração e caír-mos na rotina de fazer sempre a mesma coisa. É um desafio.
      Beijinho

      Eliminar
  18. Olá Raquel,
    fiquei roidinha de vontade de comer tofu com coucous! Vou comprar na próxima visita ao supermercado! Tão bom e ainda por cima bem saudável!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Raquel,
    uma comidinha saudável assim é tudo de bom, bela receita!

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Que DELICIA... Tenho em casa o cuscuz marroquino e os demais ingredientes, só falta o Alho e Jindungo... Mas, acho que farei assim mesmo :)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. bem eu adoro couscous mas o tofu isso ainda nao provei vou mesmo que ter que provar pois me parece ser mt bom gostei mt da tua sugestao bjs

    ResponderEliminar
  22. Que coisa boa!!! Tenho desses couscous e já comi desse tofu, mas o jindungo é que não conheço!!!
    Beijinhos, boa quinta!
    Madalena

    ResponderEliminar
  23. Raquel querida,

    Adorei esta sugestão !
    Tão saudável, tão light e decerto saborosa, é é como dizes, nem sempre apetece comer o que estava planeado, mas confesso que depois me falta inspiração para conjugar ingredientes ! :)

    Ficou com um aspecto delicioso ! :)

    Um beijinho*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Hum bom aspecto! Esse tempero da espiga é mt bom!!

    ResponderEliminar
  25. Raquel, gosto sempre tanto dos teus pratos com tofu!
    Este couscous ficou delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Dei uma passadinha para te dizer que hoje e amanhã tem novidades lá no Blog :)
    E também para te desejar Um Bom Fim de Semana.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Que óptimo aspecto!! Gosto muito de couscous :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  28. Olá Raquel,
    fico sempre com vontade de experimentar as tuas receitas com tofu. Ficou uma refeição deliciosa e saudável, dá mesmo vontade de comer. tenho que me organizar e comprar o tofu, porque couscous já tenho feito
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  29. Gosto muito de couscous, mas tofu nunca comi, mas confesso que fiquei com muita vontade.

    ResponderEliminar
  30. Adoro este tipo de prato!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  31. Olá Raquel,
    fiquei de olho nesta receita...vou levar comigo1
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...