sábado, 9 de outubro de 2010

Chá Principe


O chá-Principe é um dos meus preferidos, seguindo-se do Lúcia-lima e da Erva Cidreira. O que está na foto é o Chá Principe.
Este ano o arbusto atingiu estas proporções enormes, porque até aqui estava sempre meio "enfezadinho". A tempestade que em Dezembro do ano passado atingiu a zona Oeste, ía-me levando o meu chá. Foi tão forte que uma parte do arbusto foi arrancada do chão e fui apanhá-lo junto ao portão (são uns bons metros).

Bem, mas o que interessa é o chá, que sabe muito bem e também tem uma aroma cítrico muito bom.
Dizem que este chá, tem propriedades analgésicas, anti-depressivas, calmantes, expectorantes e diurética.
Como a minha filhota tem andado com uma tosse horrivel, cheia de expectoração, tomou este chá com uma colher de mel, pelo menos tem-lhe dado uma noite mais descansada e a tosse acalma.

Não é segredo para ninguém, nem vou revelar nada de especial, apenas a forma como o faço.

Fervo água na cafeteira eléctrica, que depois junto ao chá já dentro do bule.
O meu bule, aliás um dos, porque tenho uma paixão por bules: adoro, tem um copinho interno que sai e que serve para colocar as ervas. Tem também 1 tampa para assim permitir a infusão.



Deixo cerca de 15 min assim antes de servir.
Muitas vezes bebo chá à refeição, no inverno quentinho, sabe-me muito bem.


Amanhã irão ver uma refeição que foi acompanhada com este chá.

4 comentários:

  1. O teu bule é muito bonito e óptimo para folhas grandes! A chávena também é muito giro. Quanto ao chá, desconhecia-o. Ainda bem que a tempestade não acabou com o arbusto ;)
    Bjsss, bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Aí está um chá que eu também adoro e conheço desde miúda. Já me deram um vaso mas morreu e nunca mais consegui encontrar. Compro-o nas ervanárias ou casa de produtos naturais, pois é um chá que é muito bom, pricipalmente para o aparelho digestivo. Gosto de ter sempre em casa.
    Tinha umas primas do meu pai, já de provecta idade que mo deram a conhecer e diziam que era excelente para as intoxiações alimentares,de tal forma, que sempre que estava mal disposta este chá era a minha salvação. Se o que estiver no estomâgo for para deitar fora, ao beber chá de principe, é remédio santo faz um efeito que a pessoa vomita, caso contrário ajuda a digestão e a má disposição desaparece.
    MUITO BOM.
    Beijinhos e Bom fds :*

    ResponderEliminar
  3. tb gosto bastante desse chá, gosto bastante do sabor citrico, o meu foi roubado de um jardim que cuida-mos, o rapazinho que trabalha connosco é que mo deu a conhecer, ele é brasileiro e chama-o de caipim-limão.

    vivam os chás e o tempo que já começa a apetecer.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço essa variante de chá, mas certamente é bem saboroso!
    Adorei o teu bule.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...