Mostrar mensagens com a etiqueta Carne Vaca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Carne Vaca. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Empadão de batata e beterraba com vitela


Pensei em juntar a beterraba no puré de batata, na esperança de conseguir enganar os miúdos! O puré até ficava cor de rosa e era giro! Está bem abelha!

O puré não ficou cor de rosa, a beterraba não triturou da mesma forma que a batata, mas miraculosamente os miúdos comeram a beterraba e não protestaram! Há dias assim!!


Para o puré precisamos:

900gr batata para fritar
1 beterraba pequena
400gr leite
40gr margarina
sal, 1 colher café de especiarias Sunkiss
Colocamos a borboleta no copo, a batata, a beterraba, o leite e o sal. Programamos 30 min/90ºC/vel 1.
No fim do tempo junta-se a manteiga e os temperos.
Programamos 30 seg/vel 3.



Para a carne:

400gr vitela picada
1 cebola pequena
1 dente de alho
Manjericão da Margão
4 colheres sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
1 ovo cozido
1 gema de ovo

Faz-se o refogado com o azeite, a cebola e o alho picados. Junta-se a polpa de tomate e deixa-se cozinhar 3 minutos, se for necessário acrescenta-se um pouco de água.
Juntar a carne e envolver bem no molho, quando começar a ferver temperamos com o sal e o manjericão.

Deixa-se cozinhar até ficar apurado.


Num recipiente de ír ao forno, colocamos uma base de puré


 Uma base de carne


Terminamos com uma camada de puré.
Fica ao gosto de cada um alisar, ou fazer alguma decoração :-)


Mexer uma gema de ovo e pincelar a camada do puré.
Colocar o ovo cozido, fatiado.
Colocar no forno a 190ºC, por 15min. ou até tostar a gosto.



Servir acompanhado com uma salada.
A nossa salada foi de alface, milho, cebola e uns quadrados de Palhais Rústico.
Foi temperada com azeite e sumo de limão.


 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Bifes de vaca com Salva e Malagueta



Em Dezembro fomos a um aniversário em casa de uns amigos. Eu levei-lhes este cacto para o jardim deles e comigo trouxe ervas aromáticas. Foi uma boa troca :-)

Uma das aromáticas que trouxe foi esta salva, a Icterina. Como não aguenta muito tempo em vaso transplantei-a logo para o chão e notou-se logo que ela gostou da mudança.

A salva fica muito bem nos bifes, lembrei-me logo de alguns que o Jamie Oliver faz.
Assim vos mostro que uns simples bifes de vaca podem ter vários sabores diferentes. Podemos facilmente quebrar a rotina de comer sempre o mesmo, apostando na utilização das ervas aromáticas.

2 bifes grandes de vaca
sal
folhas de salva
algumas tiras de malagueta
alho
azeite
margarina vegetal

Preparação:
Cortamos tirinhas da malagueta e partimos as folhas da salva. Distribuímos uniformemente pelos 2 bifes.
Colocamos um pouco de azeite e margarina vegetal numa frigideira. Colocamos o alho e deixamos fritar um pouco.
Juntamos os bifes para serem fritos. Bem ou mal-passados consoante os gostos de cada um.



Para acompanhar, optei por uns legumes cozidos e um arroz branco simples.






terça-feira, 16 de outubro de 2012

Convidei para jantar... Regina Spektor

Eram 18h da tarde, eu já tinha blue lips de tanto morder os lábios, a minha convidada tardava em chegar e eu já estava ansiosa.
Seria o avião que se atrasava? Oh meu Deus! O piano, ela não conseguiu trazer o piano...
Oiço uma buzina... corro para a porta, saio à rua e abro o portão grande. Foi preciso um camião, por isso demorou a chegar!

Lá vinha ela, e os restantes elementos. Quando desceu do camião ofereceu-me um sorriso rasgado e sincero, tímida mas sem vergonha, pediu-me vodka! Oh diabo, I hate vodka! e ela riu-se! Falámos sem parar! Fui sincera com ela e disse-lhe que a oiço à menos de 1 mês, que o Xixa a foi ver a Londres e que me fez logo ouvir umas músicas.
Ouvi e gostei de imediato! Tanto que a convidei para jantar.

O piano estava na sala e não foi preciso pedir-lhe para tocar.



Bem, era já de noite e os meus convidados tinham fome.
O que fiz para o jantar? O rolo de carne enformado! Desta vez numa versão diferente da que já tinha colocado aqui.




Só precisamos de:

500gr de carne porco picada
500gr de carne de vaca picada
Sal (1 colher sobremesa)
Alho e pimenta em pó (q.b.)
Cogumelos Marron fatiados
Passas/Sultanas
Azeite aromatizado com tomilho e alho
1 ovo
pão ralado
Creme Knorr de cogumelos selvagens (1/2 pacote)

Coloca-se os temperos na carne e envolve-se bem.
Junta-se o ovo, as passas, e o preparado da Knorr.
Mistura-se tudo e reserva-se.



Numa forma de bolo inglês, bem untada, cobre-se o fundo com os cogumelos fatiados.
Por cima coloca-se a carne. Calcamos bem, para que fiquem bem uniforme.



Tapa-se com folha de alumínio e vai ao forno a 180º por 30 min.
No fim, retira-se a folha de aluminio e coloca-se o suco da carne num recipiente e reserva-se. De seguida desenforma-se para um tabuleiro de forno e vai mais uns minutos ao forno para dourar os cogumelos.

Num tacho colocamos um pouco de azeite (1 colher sopa) e corta-se em bocadinhos pequenos um cogumelo Pleurotus, salteia-se no azeite juntamente com um dente de alho picado. Junta-se um pacote de natas de culinária e 2 colheres de sopa do preparado da knorr. Mexe-se bem e deixa-se ferver e engrossar o molho. Deita-se por cima da carne, depois de a retirar do forno.


Para acompanhar, uma salada de alface roxa, alface frisada, rúcula, manga, queijo feta e sementes de sésamo. Temperada com azeite e vinagre de champanhe.


Esta receita é publicada no âmbito do desafio Convidei para Jantar lançado pela Vera do blog Hoje para o jantar temos...e o tema é Idolos Musicais, no seguimento da 7ª Edição deste projecto, criado pela Ana do blog Anasbagueri.

Resumo de todas as participações disponivel aqui.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Búzios recheados com carne picada e cobertas com béchamel de cenoura

 

As máquinas cá de casa têm-se fartado de trabalhar! Parecendo que não, entre cuidar do Pedro e da Sara, preparar almoço e jantar e cuidar da casa, ocupa uma grande parte do meu dia e, se posso optimizar esse tempo com aquilo que tenho à minha disposição, é óbvio que o faço! Claro que o meu marido também me ajuda, se ele lê isto e eu não digo nada à cerca dele, ai ai!!

Nunca utilizei tanto a Bimby como nestes últimos 4 meses, para já porque posso ter o Pedro ao colo e estar a colocar os ingredientes sem qualquer tipo de perigo, no fogão é muito mais perigoso, enquanto a comida é preparada eu estou livre para fazer qualquer outra coisa, sem que a comida agarre, se queime ou qualquer outro acidente. Na altura que a Sara nasceu houve muitos almoços e jantares atrasados e agora nada disso tem acontecido.

Mas passemos ao nosso almoço de ontem, que ficou apetitoso, a filhota adora esta massa e pede sempre para repetir e para levar para o almoço na escola!!

Colocar a massa a cozer de acordo com as instruções da embalagem. Esta parte foi feita no fogão e cozi na noite anterior. Utilizei os Búzios "gigantes" que se encontram à venda. Ter atenção para não comprar com massas partidas.
Preparar a bolonhesa:

1 Alho Francês; 400gr de Tomate; 50gr de Azeite; 100gr de Polpa de Tomate
600gr de Carne picada; 1 embalagem de caldo Natura de carne
Mangericão; Sal qb

Coloque o alho francês no copo e pique 5 segs na vel 5.
Adicione o Tomate e triture durante 15 segs na vel 7. Junte o Azeite e a Polpa de Tomate, programe  7 min vel 2 temp 100, para refogar.
Adicione a Carne, o caldo e programe 25 min vel colher inversa temp 100. 5 min. antes de terminar, coloque pelo bucal o mangericão.

Deixe arrefecer a carne e com a ajuda de uma colher de chá, rechei-e a massa.



Bechamel:

1 cenoura
250g leite; 100g natas; 50g farinha; 50g manteiga
sal, pimenta, noz moscada q.b.

Coloque a cenoura e rale na Vel. 9/40 seg. Com a ajuda da espátula, baixe os pedaços de cenoura que ficam na tambe e ao cimo do copo.
Coloque de seguida todos os ingredientes no copo, excepto as natas, e programe 3min/90º/vel 3.
Uns segundos antes de terminar, colocar as natas pelo bucal da tampa, e programe mais 5 Min à mesma temp. e velocidade.


Cobrir a massa com este molho (só deu para esta travessa que mostro, a travessa maior eu congelei sem o molho bechamel)



Come-se lindamente com uma salada a gosto!
Desculpem a foto, mas só me lembrei quase no fim !


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hamburguers com molho de Sopa de Rabo de boi e arroz de açafrão



As nossas refeições têm sido muito básicas. Tenho dias que a minha sorte é que faço comer a mais, porque quando o meu marido chega para almoçar às vezes não consigo ter o almoço pronto. Ou porque estou a dar de mamar ao Pedro, ou porque as cólicas não o deixam dormir... e depois à dias em que começo a fazer o almoço às 10h da manhã para o ter pronto às 13h!!! Mas nada que não se resolva.

Esta refeição, como já disse é muito básica, mas ficou saborosa, por isso deixo aqui a forma como fiz.

Arroz de Açafrão:

1 medida de arroz
2 medidas de água (fervente)
1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite, sal, açafrão q.b.

Num tacho colocar o azeite, a cebola bem picada e o alho também picado.
Sem deixar queimar a cebola e o alho, acrescentar o arroz e deixar fritar bem juntamente com o açafrão seco, conforme já mostrei aqui.




De seguida juntar a água a ferver e temperar de sal.
Deixar cozer.


Hamburguers:

4 hamburguers
3 dentes alho
azeite q.b.
sal q.b.
1 copo leite
1/4 Sopa de rabo de boi

Fritar os hamburguers no azeite quente, previamente temperados de sal e alho.



À parte misturar a sopa de rabo de boi com o leite e mexer para dissolver o pó.


Juntar a mistura aos hamburguers e deixar engrossar o molho em lume brando.
Servir.




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Osso Buco na panela de pressão


Acabei de fazer uma das carnes que o meu marido mais gosta o Osso Buco.
Entretanto a minha mãe ligou-me a dizer que vem mais cedo (vem-me ajudar a limpar as paredes do quarto do Pedro) e traz almoço, entrecosto de Porco Preto, que o meu marido também gosta, agora astou para ver o que é que ele vai escolher !!


Esta carne faço de uma forma muito simples:

Usei 3 peças que fritei em azeite, cebola, alho e louro.
De seguida juntei 3 tomates maduríssimos, folhas de manjericão, cenouras cortadas, sal e pimenta.
Tapei a panela e liguei o lume, depois do apito rodar contei 30 min.

(Desculpem a foto, mas como ainda não servi a carne nem cheguei a fazer o acompanhamento, foi tirada mesmo dentro da panela)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Rolo de Carne com molho de Leite e Sopa de Cebola


Foi dia de ír ao talho fazer aquelas compras para encher uma parte da arca! O "nosso" talho é de um amigo que tem criação própria e vende no mercado. Se por acaso quando chegamos ele está a fazer os rolos de carne eu quero sempre um pedaço para levar, são óptimos.


A mim dão-me jeito estes rolos de carne, pois tenho semanas em que preciso de ter refeições preparadas, é só chegar a casa e aquecer, esta e outras refeições foram preparadas num sábado à tarde, forno, fogão e bimby a trabalhar, faz-se tudo num instante e fico descansada para o resto da semana. Hà vezes tem mesmo que ser assim!


Num fundo de uma travessa coloquei um fio de azeite, cebola e margarina. Por cima da carne mais cebola e margarina. O rolo tinha recheio de fiambre e queijo.

Como a cebola era pouca e eu queria que fizesse mais molho, juntei meio pacote de Sopa de Cebola, com um copo de leite.




Dissolve-se bem e deita-se por cima da carne.



Ficou no forno cerca de 35 min, a 180º. Foi acompanhado por um arroz de manteiga.


O que sobrou da carne deu para mais 2 refeições.


NOTA: Não adicionei sal, pois com o fiambre e a Sopa de Cebola achei que era suficiente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hambuguers com Esparguete e Grelos salteados

Apetece-me muito verduras, saladas e fruta, a minha mãe trouxe-me coisinhas da horta e entre elas vinham uns grelos deliciosos e nada amargosos. Também me apetecia um arroz de grelos, mas entretanto acabei o stock!! A refeição foi muito simples, fritei os hamburguers em azeite, alho picado, rodelas finas de cebola, sal e umas folhas de salva. Entretanto já os grelos coziam em água abundante (sem sal) e o esparguete fervia numa panela de água, sal e um fio de óleo. Para a travessa coloquei a massa cozida e os hamburguers já fritos, no molho destes salteei os grelos e deixei apurar muito bem. Servi tudo junto e soube muito bem.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bifes Vaca recheados com presunto e queijo - Actifry





Uma das vantagens de cozinhar com a Actifry, no caso da carne, é que fica bastante suculenta, não fica seca nem rija.
Com a preguiça de sujar o fogão o muita loiça, fiz esta refeição toda na Actifry.


Usei:

  • 4 bifes de vaca
  • Queijo Alavão ralado
  • 4 fatias de presunto
  • passas
  • castanhas
  • pimenta
  • salva
  • azeite
  • molho Inglês
  • sal

Numa tábua, martela-se os bifes de modo a ficarem mais compridos para melhor enrolarem.
Colocar o queijo ralado e as fatias de presunto, por cima dos bifes.


Enrolam-se os bifes e prendem-se com palitos.
Temperar de sal e pimenta



Na Actifry colocam-se os bifes, por cima destes coloca-se os alhos cortados, algumas folhas de salva e rega-se com molho Inglês.

Deitar a medida da colher com azeite e programar 10 min.
Ao fim deste tempo, junta-se castanhas e passas. Programa-se mais 15 min.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lasanha de Carne e cenoura, com salsichas, tomate e queijo ralado



Com esta lasanha inicio os posts deste novo ano. Que 2011 nos proporcione bons momentos e muita prosperidade!! Sejam muito felizes!


Se há comida que a minha filha come sem refilar e até repete, é lasanha. Adora e da-me muito gosto vê-la comer assim.


Para esta lasanha, que serve para 5-6 pessoas, utilizei:


  • 1 embalagem de lasanha fresca (eu corto as placas consoante o tamanho da travessa)
  • 200 gr carne porco picada
  • 200 gr carne vaca picada
  • 1 cenoura ralada fininha
  • azeite
  • alho
  • cebola
  • sal
  • polpa de tomate
  • queijo ralado
  • 2 bolas de mozzarella
  • salsichas (tipo alemã)
  • Molho Bechamel (2 pacotes dos peq.)
  • tomate seco

Fritar a carne e a cenoura ralada em azeite, alho, cebola e adicionar a polpa de tomate. Deixar cozinhar e temperar de sal.

Numa travessa de ir ao forno, fazer 1 camada de bechamel, 1 de massa, 1 de bolonhesa, repetir as camadas sendo que a última camada termina com o restante bechamel e as bolas de mozzarella fatiadas.

Vai ao forno para gratinar e deixar cozer a massa.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Actifry - Bifinhos com Natas e esparguete



Tenho sido bombardeada (no bom sentido) com questões sobre a Actifry! Via Facebook, mail, Messenger, até no trabalho, anda tudo curioso com a máquina e acho muito bem, ela é óptima. Questionem à vontade.
Sabe Deus o que eu melguei a Luísa, com perguntas!


Portanto hoje, sai mais uma refeição preparada com a ajuda da Actifry. Como sabem e se não sabem eu digo, a Actifry não se destina unicamente a fritar batatas, sinceramente se forem comprar só para isso, não vale a pena, a não ser que comam batata frita a todas as refeições.


Preparei esta refeição com:

  • Esparguete

  • 2 Bifes grandes de Vaca
  • 1 Cebola cortada em rodelas grossas
  • Alhos esmagados
  • Tempêro para Bifes, em sementes
  • Louro


Na Actifry, coloquei um fio de azeite e deitei o bife juntamente com a cebola, programei 10 min.
Enquanto isto o esparguete cozia.

Ao fim dos 10 min. e após o sinal sonoro, acrescentei as Natas com sabor a Cogumelos e programei 1min. apenas para envolver.



Coloquei sobre o esparguete e ficou pronto ao ataque!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...