quarta-feira, 22 de julho de 2009

Jardinagem - As Gloriosas


No ano passado a minha sogra deu-me um bolbo destas Gloriosas, a flor é muito bonita é pena que seja uma trepadeira que dê flor só nesta altura do ano.
Este ano cresceu mais de 1m deve ter quase 2 m de altura, como o ano passado após perder a flor foi cortada rente à terra este ano cresceu com mais força, não a tirei da terra.

Nome Científico: Gloriosa rothschildiana
Sinonímia: Gloriosa superba
Nome Popular: Gloriosa, lírio-trepadeira, garras-de-tigre
Família: Colchicaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África
Ciclo de Vida: Anual

A gloriosa é uma trepadeira muito singular, de textura herbácea, raízes tuberosas e flores muito decorativas. Suas folhas são lanceoladas, longas e brilhantes e apresentam uma modificação curiosa na extremidade, que torna-se uma gavinha, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes. Seu crescimento é muito veloz nos meses quentes e pode atingir até 2 metros de altura. As flores são o principal encanto desta planta diferente. Elas são solitárias, com longos estames e pétalas recurvadas, como se estivessem invertidas. De bordos ondulados, as pétalas são amarelas na base e vermelhas nas extremidades. Ocorrem ainda variedades de flores amarelas e de porte anão.
É uma trepadeira ótima para o cultivo anual, decorando suportes leves, como treliças delicadas, grades e cercas. Seu crescimento vigoroso permite a obtenção de florações sucessivas na mesma estação. No inverno a planta entra em repouso e perde a folhagem. Neste período as raízes tuberosas podem ser removidas e separadas para o replantio na primavera. Caprichosa, esta trepadeira gosta de ser replantada em locais diferentes, brotando com mais vigor. Adapta-se ao plantio em vasos e floreiras. É muito utilizada também como flor-de-corte.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente. Aprecia o clima ameno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical. Em locais de inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas. Não tolera estiagem. Não necessita podas. Multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas.

(retirado daqui)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...